Notícias

Plano de carreira: o que é e por que é importante?

O plano de carreira é uma ferramenta estratégica essencial para alcançar o sucesso profissional. 

Ao ingressar no mercado de trabalho, um indivíduo tem dois caminhos: a inércia ou a proatividade. Na primeira opção, não existem esforços para o desenvolvimento profissional ou objetivos bem definidos. Essa falta de foco e propósito faz com que o trabalho seja um eterno “caminhar sem rumo”.

Já no caminho da produtividade, o profissional aprende a autogerenciar sua carreira, se planeja, procura evoluir e, consequentemente, conquista melhores oportunidades. A base dessa jornada é um plano de carreira, que vai guiar o indivíduo por todas as etapas até chegar no seu objetivo final.

Dito isso, você, provavelmente, já entendeu qual é o caminho certo, não é?

Por isso, neste artigo vamos compreender o que é um plano de carreira, sua importância e como fazer o seu.

O que é plano de carreira?

O plano de carreira é um guia que contém todas as metas profissionais de uma pessoa, bem como todas as ações que devem ser realizadas para cumprir esses objetivos.

Esse planejamento pode ser uma iniciativa empresarial ou individual. Quando definido por uma empresa, tem o objetivo de oferecer para os colaboradores a possibilidade de crescer dentro da organização, conforme as expectativas de ambas as partes.

Mas quando é feito individualmente, o plano de carreira é como um projeto pessoal. O próprio indivíduo define suas metas, onde quer chegar e quais serão seus próximos passos. Esse planejamento pode ser feito para conseguir o emprego dos sonhos, abrir um negócio ou fazer uma transição de carreira, por exemplo.

Em ambos os casos, o plano tem o objetivo de viabilizar e direcionar a evolução e o sucesso profissional.

A importância do plano de carreira

A principal vantagem do plano de carreira é a possibilidade de ter uma visão de futuro mais ampla. Quando um profissional tem perspectivas de crescimento e conhece o seu propósito, é mais fácil desenvolver habilidades e competências e agir de acordo com seus objetivos.

Isso também evita a perda de tempo com estratégias e atitudes que não agregam ao seu desenvolvimento profissional e não te ajudam a concretizar o futuro que você deseja.

Confira abaixo os principais benefícios do plano de carreira!

● Promove o autoconhecimento e a automotivação;
● Ajuda a manter o foco;
● Aumenta a produtividade;
● Facilita a tomada de decisões;
● Diminui a ansiedade com o futuro;
● Cria um diferencial em processos seletivos;
● Ajuda a ser resiliente em tempos de crise.

Para empresas

● Diminui a rotatividade da empresa;
● Valoriza os colaboradores;
● Engaja e motiva as equipes;
● Atrai e retém talentos;
● Cria um diferencial competitivo;
● Aumenta o índice de satisfação dos colaboradores.
Tipos de plano de carreira

Os principais tipos de plano de carreira são:

● Plano em Y: o profissional evolui de forma linear e, em determinado momento da carreira, pode escolher o caminho da liderança ou da especialização;
● Plano em W: é semelhante ao plano em Y, mas oferece três opções de caminhos que o profissional pode escolher: liderança, especialização ou gestão de projetos;
● Plano horizontal: não há evolução hierárquica. O profissional permanece no mesmo cargo/posição, mas busca sempre evoluir nas suas atividades e conhecimentos;
● Plano em linha: o profissional evolui em uma estrutura hierárquica pré-definida conforme o seu tempo de serviço. Esse tipo de plano é mais comum em instituições públicas ou militares.

Como fazer um plano de carreira eficiente

  1. Faça uma autoavaliação

Antes de criar um plano de carreira, é preciso se conhecer. Reflita sobre os seus valores, motivações, sonhos e habilidades. Além disso, liste também as suas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças profissionais em uma matriz SWOT.

  1. Estude o mercado

Com um estudo de mercado, você poderá conhecer todas as possibilidades de carreira que a sua área de atuação oferece, ficar por dentro das tendências e oportunidades do mercado, descobrir ofertas de trabalho e até estimar a faixa salarial do(s) cargo(s) que almeja.

  1. Defina objetivos e metas

A partir do que você aprendeu sobre si na etapa de autoavaliação, defina os seus principais objetivos profissionais a curto, médio e longo prazo. Nesse momento, você pode utilizar a metodologia OKR para dividir cada objetivo em pequenas metas a serem cumpridas até chegar ao alvo final.

Lembre-se de que os objetivos e metas devem ser realistas, específicos, mensuráveis e orientados para ação.

  1. Tenha prazos

Para colocar o seu plano de ação em prática, é fundamental que cada meta e objetivo tenha uma data para ser concluído. Esses prazos podem ser trimestrais, semestrais ou anuais, por exemplo.

  1. Invista em conhecimento e capacitação

O sucesso é a consequência da evolução e da dedicação. Por isso, invista em capacitação profissional e conhecimento multidisciplinar e procure manter-se atualizado com as novas tecnologias e demandas do mercado em que atua.

  1. Acompanhe a sua evolução

A sua evolução em relação ao plano de carreira deve ser sempre acompanhada e, se possível, documentada. Procure entender o que está dando certo, celebre cada pequena vitória e esteja aberto a adaptações.

Ainda que os objetivos e prazos sejam parte essencial do planejamento, eles não são imutáveis. Você pode e deve fazer revisões e atualizações no seu plano de carreira de acordo com as suas necessidades e interesses profissionais.

Agora que você já sabe o que é um plano de carreira e como isso pode te ajudar, é hora de colocar todas as dicas em prática e escolher o caminho certo para a sua jornada no mercado de trabalho.

Com um bom plano de carreira, você será capaz de compreender e alcançar os seus objetivos e se tornar um profissional de sucesso!

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo