Eventos

5 Passeios Imperdíveis Em Aparecida Do Norte

Os passeios em Aparecida do Norte são feitos principalmente pelos devotos de Nossa Senhora Aparecida, a Padroeira do Brasil, já que, desde sua fundação, a cidade está ligada à fé em torno desta figura religiosa.

Os passeios em Aparecida do Norte são feitos principalmente pelos devotos de Nossa Senhora Aparecida, a Padroeira do Brasil, já que, desde sua fundação, a cidade está ligada à fé em torno desta figura religiosa.

Um destino muito visitado, seja por aqueles que, guiados pela fé, buscam cumprir promessas, seja para fazer peregrinações, para demonstrar gratidão ou apenas para conhecer um novo destino turístico, é Aparecida, popularmente conhecida como Aparecida do Norte.

Aparecida fica localizada no Vale do Paraíba, no estado de São Paulo, a aproximadamente 170 quilômetros da capital.

Isso porque, segundo se conta, a história da cidade de Aparecida do Norte teria seu início depois que três pescadores encontraram no rio Paraíba os pedaços de uma imagem de Nossa Senhora, por volta do ano de 1717.

Na época, a região estaria passando por uma fase de grande dificuldade na pesca, e diz-se que a partir da aparição da imagem da Santa, os peixes passaram a aparecer em grande abundância, sendo considerado um milagre.

Desde então, cada vez mais pessoas passaram a orar para a Santa por milagres e promessas, incluindo figuras históricas de grande importância como D. Pedro I e a Princesa Isabel, que doou um riquíssimo manto à Nossa Senhora pedindo por um herdeiro, tendo tido suas preces atendidas.

A partir daí, foi construída uma capela em torno da santa, e, mais tarde, a cidade protagonizaria momentos importantes, como a proclamação de Nossa Senhora como padroeira do Brasil, pelo Papa Pio XI, em 1930.

Muitos viajantes fazem questão de dar pelo menos um pulo em Aparecida do Norte sempre que visitam o litoral ou a capital paulista, para agradecer as bênçãos recebidas ou pedir por novas graças.

Seja esse seu caso ou seja você um viajante curioso para conhecer essa cidade tão importante, aqui vai uma lista com 5 passeios imperdíveis em Aparecida do Norte.

Tour Pelo Santuário Nacional De Nossa Senhora Aparecida
Interior da basílica de nossa senhora aparecida
Interior da Basílica de Nossa Senhora Aparecida
EU SUGIRO QUE VOCÊ FAÇA UMA COTAÇÃO COM A RENTCARS, A MAIOR EMPRESA DE COMPARAÇÃO DE ALUGUEL DE CARROS E PAGUE EM ATÉ 12X SEM JUROS.

Um dos passeios em Aparecida do Norte que você não pode perder é o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, o segundo maior templo católico do mundo, atrás apenas da Basílica de São Pedro, no Vaticano, e o maior santuário dedicado a Maria!

O Santuário foi consagrado em 1980 pelo Papa João Paulo II e atrai turistas e fiéis do mundo inteiro.

O tour por este Santuário, que também é conhecido como Basílica Nova, envolve pontos turísticos e religiosos como o Nicho de Nossa Senhora, a Sala das Promessas, a Capela das Velas e o Campanário.

Falando no Nicho de Nossa Senhora, esta bela obra abriga a imagem encontrada no Rio Paraíba, aquela mesma que deu o pontapé para a fundação da cidade de Aparecida do Norte.

O nicho é revestido de ouro branco em seu interior e enfeitado com um esplendoroso mosaico. Cada elemento colocado na obra tem seu simbolismo, tornando o significado ainda mais bonito para quem se encanta pelo sentido espiritual do local.

Para se emocionar, também vale uma visita à Sala das Promessas. O local recebe o que se chama de ex-votos, que são os presentes ou lembranças dados à Santa como agradecimento pelas graças alcançadas, sendo também conhecida como Sala dos Milagres.

Todo mês, a sala recebe milhares de votos dos fiéis, sendo um lembrete de todos os feitos que se atribui à devoção pela Virgem Maria.

A Capela das Velas é o local em que os romeiros acendem suas velas por Nossa Senhora. O espaço é decorado em homenagem à passagem bíblica em que Moisés recebe de Deus a missão de libertar o povo egípcio, que junto à magia das velas acesas forma um ambiente de arrepiar.

Campanário do santuário da basílica
Campanário do Santuário da Basílica
Já o Campanário é composto por 13 sinos, sendo cada um dedicado a um dos 12 apóstolos e o maior deles dedicado à Virgem Maria e a São José.

Ao fundo do Santuário, você pode ver o Morro dos Presépios. Nele, se compõe uma linda paisagem com figuras esculpidas em tamanho real, representando as figuras do presépio.

Se você vai visitar o Santuário e fazer suas preces, vale a pena chegar cedinho e participar de uma missa celebrada no local, seguida da confissão, e ter a experiência de religiosidade completa.

3 hospedagens com excelente avaliações em Aparecida do Norte
($) Os viajantes que querem economizar o Pousada Rabake é um dos hotéis que recomendo mais barato.
($$) Com excelente custo-benefício proximo aos pontos turisticos é o Pousada Orquideas de Maria.
($$$) Se quiser hospedar com luxo o Hotel Mamma Mia é uma das hospedagens preferidas.

Aos mochileiros de plantão a Utopia Hostel é o que eu recomendo. Se você desejar, pode clicar aqui e conferir mais ofertas de hospedagem em Aparecida do Norte.

Santuário E Basílica Velha
Uma outra opção de passeio em Aparecida do Norte é unir a visita ao Santuário, a Basílica Nova, à visitação da Basílica Velha, também chamada de Matriz Basílica. Afinal, antes da construção do novo Santuário, a Igreja de Monte Carmelo, hoje conhecida como Basílica Velha, era o lugar que abrigava a icônica imagem de Nossa Senhora Aparecida

Esta Basílica, de arquitetura barroca, faz parte da história da cidade, pois foi fundada há 130 anos, tendo sido o primeiro Santuário dedicado à Virgem Maria.

Tanto é que foi considerada Santuário Episcopal, em 1893, e, no ano seguinte, foi declarada Santuário Nacional.

Além disso, o edifício é tombado pelo Patrimônio Histórico do Estado de São Paulo e foi o primeiro templo brasileiro a ser considerado como basílica pelo Vaticano.

A Basílica passou por uma restauração, que terminou no ano de 2015, mas preserva suas características originais, e, ainda hoje, recebe visitantes que vêm em romaria e diversas celebrações eucarísticas, além de abrigar relíquias enviadas pelo próprio Vaticano.

O Santuário e a Basílica são ligados por uma passarela, conhecida como Passarela da Fé. Este caminho tem quase 400 metros, e muitos fiéis o fazem até mesmo de joelhos, como demonstração de penitência.

Santuário E Museu De Cera
Além da atração principal que é o Santuário, vale a pena também conhecer uma atração peculiar: o Museu de Cera. Fundado em 2016, este museu apresenta cerca de 60 obras que representam figuras vinculadas à religião católica, esculpidas em cera

Esta é considerada a primeira atração desse estilo – um Museu de Cera com temática sacra – não só do Brasil, mas de toda a América do Sul. Além disso, o Museu é o único do mundo dedicado a Nossa Senhora Aparecida.

Além das imagens de religiosos, como papas e santos, o museu exibe representações de devotos famosos, como o jogador Ronaldo e outras personalidades brasileiras.

O Museu de Cera faz parte de um complexo religioso e turístico chamado de Memorial da Devoção, que, além deste, inclui também o Cine Padroeira e o Cantinho dos Devotos Mirins.

O Museu de Cera conta com tecnologia 3D, sem a necessidade de usar óculos, e exibe o curta “A História de Nossa Senhora Aparecida”.

Já o Cantinho dos Devotos Mirins é dedicado às crianças, e conta com figuras inspiradas na história em quadrinhos infantil Campanha Família dos Devotos, por isso, é um dos passeios em Aparecida do Norte ótimo para se levar os pequenos.

Passeio De Bondinho
Além de conhecer os santuários e espaços dedicados a Nossa Senhora, você pode fazer um passeio divertido e apreciar uma bela paisagem em Aparecida do Norte através dos bondinhos

O Bondinho, que possui uma capacidade de 6 pessoas por unidade, com 47 cabines, faz o trajeto entre o Santuário Aparecida e o Morro do Cruzeiro, do qual se pode ter uma vista privilegiada da cidade e seus arredores.

O percurso tem cerca de 1100 metros, e é uma oportunidade inigualável de ver o Santuário do alto, sendo um dos passeios em Aparecida do Norte mais inesquecíveis.

Para quem vai fazer o passeio de Bondinho até o Morro do Cruzeiro, uma boa dica para completar o passeio é visitar a Torre do Mirante, que fica localizada no Morro.

Com 30 metros de altura, a Torre permite uma visão de 360 graus de toda a cidade e região, incluindo o Rio Paraíba, onde a imagem de Nossa Senhora Aparecida foi encontrada, e o famoso Santuário.

Apesar da entrada ser vendida separadamente, vale muito a pena aproveitar o passeio no Bondinho para conhecer mais esse passeio em Aparecida do Norte.

Mesmo se você não vai de bondinho, um dos passeios em Aparecida do Norte mais feitos pelos devotos é subir o Morro do Cruzeiro a pé, que tem 900 metros de extensão e 83 de altura, simulando a via sacra feita por Jesus.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo